Não é uma Coisa Chata a Iluminação, a Santidade, o Nirvana, a Ascensão

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos mentores da luz)

Cada religião dá um nome para a iluminação, que é a conquista da santidade (Catolicismo), ou da ascensão (Esoterismo e Misticismo), ou do Nirvana (Budismo e Hinduísmo).
Porém ao falarmos santidade, esse estado parece uma coisa muito chata, como ficar em clausura e só fazer atividades espirituais, e nada mais.

 


Quando falamos em Nirvana no Hinduísmo, também podemos pensar em algo muito duro de se fazer, que é sair da sociedade, viver no mato sem bens materiais.
O Esoterismo e o Misticismo bebe muitas vezes dessas fontes também, absorvendo certos pontos de vista do conceito de iluminação do Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Taoísmo e etc.

 


O fato é que a visão chata de santidade é uma ilusão, criam muita coisa em cima dela, pois os Católicos por exemplo, não costumam considerar como santo pessoas comuns, mas somente quem tem um vinculo forte com a igreja, então é muito mais comum padres e freiras serem considerados santos.

 


Isso acontece para promover a imagem da igreja, para pensarmos que é a única verdadeira.
Além do que antigamente, e isso aprendi na aula de história do colégio, que os padres antes podiam casar, mas depois não, isso para deixar sua herança para a religião, não para sua família.

 


No Hinduísmo o conceito de iluminado e desprendimento ao material, fazem as pessoas pensarem que devem viver fora da sociedade apenas praticando o espiritual, como Yoga e meditação.

 


Iluminação é amor e consciência, e o amor implica em forte desejo de fazer o bem e de que os outros estejam bem também.

 


Quando alguém sai da sociedade para viver no mato, ela não ajuda ninguém.
Muitos acham que os iluminados não fazem sexo e não namoram, casam ou noivam, pois para o Catolicismo, a primeira religião cristã, e que influenciou todas as seguintes, que beberam dele, pois é quem possuía o conhecimento do Cristianismo, ensina que para ser santo tem que ser casto, não pode fazer sexo ou se masturbar.

 


Além disso tudo que escrevemos, também se divulga que os iluminados não se divertem, não assistem TV ou saem para se divertir.
Tudo isso é um engano, pois os iluminados fazem tudo isso que falamos, Sócrates e Lao-Tsé, por exemplo, tinham esposa e muitos outros tem filhos, e assim podemos quebrar esses mitos.

 


Os iluminados levam uma vida normal, sem precisarem se mostrar como seres de grande elevação, por isso não comentem essas diretrizes chatas, repressoras e ilusórias, então podem viver suas vidas se doando e ajudando, sem precisarem, na grande maioria das vezes de reconhecimento, pois são muito mais humildes e simples, para eles o ego perde a graça.

 


Então os iluminados podem ser sacerdotes, mas existem muitas pessoas normais que também são, e não seguem essas diretrizes que tiram o brilho da vida.
A iluminação não é uma coisa chata, não nos libertamos do que é bom no Nirvana, nos libertamos muito, muito do nosso ego e de características negativas em nossa personalidade, mas não de tudo desses dois fatores.

 


A iluminação é uma coisa maravilhosa, e esses mitos só impedem as pessoas de quererem uma coisa que faria tão, tão bem para seus bem-estares, suas felicidades, para que a vida se torne um paraíso, que é conseguir atingir a iluminação.
Aqui no site temos muitas práticas e textos com orientações para atingir o Nirvana.
Convidamos você para conhecer e se instruir com a gente, entre nos seguintes links: Textos para se IluminarNirvana.

 

 

Alguns Destaques: